2 Samuel 14
Davi permite que Absalão regresse
1.Joabe, filho de Zeruia, sabia que o rei Davi sentia muita falta de Absalão.
2.Então mandou buscar uma mulher esperta de Tecoa e disse à mulher: — Vista-se de luto e não ponha nenhum perfume em você. Finja que está muito triste e chorando há vários dias por alguém que morreu.
3.Vá falar com o rei e diga a ele o que eu vou lhe dizer. Então Joabe disse à mulher o que ela deveria dizer.
4.Quando a mulher de Tecoa foi ver o rei, ajoelhou-se, rosto em terra, e disse: — Ajude-me, ó rei!
5.O rei lhe perguntou: — O que lhe aconteceu? A mulher disse: — Sou viúva, o meu marido morreu.
6.Tinha dois filhos, um dia, eles lutaram no campo e não houve quem os pudesse separar, e um matou o outro.
7.Agora toda a família está contra mim e querem que lhes entregue o assassino para se vingarem da morte do irmão e, ao mesmo tempo, acabarem com o herdeiro. Assim destruirão a única possibilidade do meu marido vir a ter descendentes e do seu nome continuar existindo na terra.
8.Então o rei disse à mulher: — Volte para casa, eu me encarregarei do seu caso.
9.Mas a mulher de Tecoa disse: — Ó rei, meu senhor, toda a culpa vai cair sobre mim e sobre a minha família, pois o rei é inocente.
10.Então o rei disse: — Se alguém ameaçar você, mande-o vir falar comigo, e ele nunca mais voltará a incomodá-la.
11.A mulher disse: — Por favor, ó rei, invoque o nome do SENHOR, seu Deus, e prometa não deixar que me façam sofrer mais matando o meu filho pela morte do seu irmão. Davi disse: — Juro pelo SENHOR, Deus vivo, que nem um só cabelo do seu filho cairá por terra!
12.A mulher disse: — Permita, ó rei, que esta sua serva diga mais uma coisa. O rei disse: — Fale.
13.A mulher disse: — Então, ó rei, por que faz algo parecido contra o povo de Deus? Ao dizer isso, e não deixar o seu filho regressar do estrangeiro, você mesmo se condenou.
14.Todos nós iremos morrer, seremos como água derramada na terra que não pode ser recolhida de novo. Mas Deus não tira a vida, ele faz planos para que aquele que está longe possa regressar.
15.Vim dizer isto ao rei porque o povo me ameaçou. Eu mesma pensei: “Vou falar com o rei, talvez ele me ajude.
16.Certamente o rei me ajudará e me livrará do homem que nos quiser destruir, a mim e ao meu filho, da herança que Deus nos deu”.
17.Sei que as palavras do rei me darão descanso porque o meu senhor e rei é como um anjo de Deus. O meu rei sabe distinguir entre o bem e o mal e o SENHOR, seu Deus, sempre o acompanha.
18.O rei disse à mulher: — Agora me fale uma coisa, sem esconder nada de mim. A mulher disse: — Fale, por favor, meu senhor e rei.
19.Então o rei disse: — Foi Joabe quem lhe mandou dizer tudo isso, não foi? A mulher respondeu: — Meu senhor e rei está certo. Juro pela sua vida que foi o seu servo Joabe quem me mandou dizer tudo isso.
20.O seu servo Joabe fez isso para mudar a situação. Mas o meu rei é tão sábio como os anjos de Deus e sabe tudo o que acontece no país.
21.O rei então falou com Joabe e disse: — Cumprirei a minha promessa, vá buscar o meu filho Absalão.
22.Joabe se ajoelhou, rosto em terra, abençoou o rei Davi e disse: — Hoje sei que conto com o favor de Sua Majestade porque aceitou o que lhe pedi.
23.Então Joabe foi a Gesur e trouxe Absalão para Jerusalém.
24.Mas o rei Davi disse: — Absalão pode regressar a sua casa, mas eu não o quero ver. Assim Absalão foi para a sua casa e não apareceu diante do rei.
25.Todo o povo admirava a grande beleza de Absalão, em todo Israel não havia homem como ele. Da cabeça até aos pés não tinha nenhum defeito.
26.No fim de cada ano, Absalão cortava o cabelo e o pesava. O cabelo dele pesava mais de dois quilos.
27.Absalão teve três filhos e uma filha. A filha se chamava Tamar e era muito bonita.
28.Absalão viveu dois anos em Jerusalém sem poder ver o rei.
29.Depois disso, Absalão mandou chamar Joabe para o enviar ao rei, mas Joabe não apareceu. Então Absalão o chamou de novo, mas de novo Joabe não foi.
30.Então Absalão disse aos seus servos: — Olhem, Joabe tem um campo de trigo junto ao meu. Vão e ponham fogo ao trigo. Os servos de Absalão foram e queimaram todo o campo de Joabe.
31.Então Joabe foi a casa de Absalão e lhe disse: — Por que os seus servos colocaram fogo no meu campo?
32.Absalão disse a Joabe: — Enviei mensagens para você vir falar comigo, mas você não veio. Queria enviá-lo ao rei para você lhe perguntar por que me pediu para regressar de Gesur. Teria sido melhor eu ter ficado lá. Quero ir ver o rei: se sou culpado de alguma coisa, que me mande matar.
33.Joabe foi falar com o rei e lhe contou o que Absalão tinha dito. Então o rei mandou chamar Absalão, que veio e se ajoelhou diante do rei. E o rei o abraçou e beijou.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Histórico de Leitura
Crie ou Entre com a sua conta
Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.