2 Samuel 13

Amnom e Tamar
1.Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita chamada Tamar. Davi também tinha outro filho, de outra mulher, chamado Amnom.
2.Amnom estava tão apaixonado pela sua meia-irmã, Tamar, que andava doente. Mas como Tamar era uma jovem virgem, Amnom considerava que era impossível ele poder tê-la, e então não fazia nada.
3.Amnom tinha um amigo muito inteligente, chamado Jonadabe. Ele era filho de um irmão de Davi, chamado Semeia.
4.Um dia Jonadabe disse a Amnom: — O que está acontecendo com você? A cada dia que passa, você está ficando mais triste. Alegre-se, você é filho do rei! Amnom disse a Jonadabe: — Estou apaixonado por Tamar, a irmã do meu meio-irmão Absalão.
5.Então Jonadabe lhe disse: — Deite-se na cama e finja que está doente. Quando o seu pai vier vê-lo, diga a ele que só comerá se a sua irmã Tamar vier ver você e preparar aqui comida para lhe dar.
6.Então Amnom se deitou e fingiu estar doente. Quando o rei Davi foi vê-lo, Amnom lhe disse: — Deixe que a minha irmã Tamar venha me ver e que, aqui mesmo, prepare dois bolos para eu comer.
7.Então Davi enviou mensageiros para a casa de Tamar para lhe dizerem: — Por favor, vá para casa do seu irmão Amnom e prepare alguma coisa para ele comer.
8.Então Tamar foi até a casa do seu irmão Amnom, que estava deitado. Ela pegou um pouco de farinha, amassou-a e cozinhou os bolos, à vista do irmão.
9.Depois Tamar tirou os bolos e os serviu a Amnom. Mas ele não quis comer e mandou que os servos fossem embora, ficando a casa sem nenhum servo.
10.Depois Amnom disse a Tamar: — Traga você mesma a comida aqui, no meu quarto. Tamar pegou os bolos que tinha preparado e os levou ao quarto do seu irmão.
11.Quando ela se aproximou dele para lhe dar de comer, ele a agarrou e disse: — Venha se deitar comigo, minha irmã.
12.Tamar disse: — Não, irmão! Não me humilhe dessa maneira! Isso não se faz em Israel. Não cometa essa loucura!
13.Eu nunca poderia me livrar dessa vergonha e você seria visto pelo povo como um criminoso. Será melhor você falar com o rei, ele aceitará que eu seja sua mulher.
14.Mas Amnom não quis ouvir Tamar. Como era mais forte do que ela, ele a obrigou a se deitar com ele.
15.Depois de tê-la violado, ele sentiu um grande ódio por ela. Um ódio muito maior do que o amor que tinha sentido por ela antes. Então lhe disse: — Levante-se e sai daqui!
16.Mas ela lhe disse: — Não me mande embora agora, isso seria pior do que acaba de me fazer. Mas Amnom não a quis ouvir.
17.Chamou o seu criado e disse: — Tire esta mulher daqui e coloque-a na rua! E depois tranque a porta.
18.E o criado de Amnom a expulsou e trancou a porta. Tamar vestia uma túnica especial, de muitas cores, pois era assim que se vestiam as princesas virgens.
19.Quando saiu, ela rasgou a túnica e pôs cinza na cabeça. Depois com as mãos na cabeça, saiu chorando.
20.Absalão, o seu irmão, lhe perguntou: — Foi o seu irmão Amnom quem lhe fez isto? Não diga a ninguém, irmã, pois ele é seu irmão. Esqueça o que aconteceu. E, arruinada, Tamar foi viver na casa do seu irmão Absalão.
21.Ao saber disso, o rei Davi ficou furioso. Mas não castigou Amnom, porque ele era o seu filho mais velho, o seu preferido.
22.Então Absalão não disse nada a Amnom, pois o odiava por ele ter desonrado a sua irmã.
A vingança de Absalão
23.Dois anos depois, os homens de Absalão foram cortar a lã das suas ovelhas em Baal-Hazor, perto da fronteira com Efraim. Absalão convidou todos os filhos do rei para festejarem com ele.
24.Absalão foi falar com o rei e lhe disse: — Chegou o tempo da tosquia do rebanho deste seu servo. Por favor, ó rei, venha festejar com os seus servos.
25.O rei disse a Absalão: — Não, meu filho. Não iremos para não ter muitas despesas com todos nós. Absalão ainda insistiu, mas o rei recusou ir. No entanto, ele lhe deu a sua bênção.
26.Absalão então disse: — Se o rei não quer ir, então deixe, por favor, que o meu irmão Amnom vá conosco. E o rei lhe perguntou: — Por que quer que ele vá com você?
27.Mas Absalão tanto insistiu que Davi consentiu que Amnom e os seus outros filhos fossem com ele.
28.Então Absalão deu a seguinte ordem aos seus servos: — Prestem atenção! Quando Amnom estiver bêbado e alegre por causa do vinho, eu direi para vocês o atacarem e o matarem. Não tenham medo, porque eu serei o responsável por tudo. Sejam fortes e corajosos!
29.E assim, como Absalão tinha mandado, os servos de Absalão mataram Amnom. Os outros filhos de Davi fugiram, montados nas suas mulas.
30.Eles ainda não tinham chegado, quando disseram ao rei que Absalão tinha matado todos os seus filhos, que nenhum tinha escapado.
31.Então o rei se levantou, rasgou a sua roupa e ficou deitado no chão. Os seus oficiais também rasgaram as suas roupas.
32.Mas Jonadabe, o qual era filho de um irmão de Davi chamado Simeia, disse: — Ó rei, não pense que morreram todos os seus filhos, só morreu Amnom. Esse era o plano de Absalão desde o dia que Amnom violou a sua irmã Tamar.
33.Portanto, ó rei, não dê atenção a esses rumores, pois o único que morreu foi Amnom.
34.Enquanto isso, Absalão fugiu. Naquele momento, o soldado que estava de guarda viu muita gente a descer o monte, no caminho que vinha de Horonaim, e foi anunciá-lo ao rei.
35.Então Jonadabe disse ao rei: — São os filhos do rei que estão chegando, tal como eu tinha dito.
36.Assim que Jonadabe disse isso, chegaram os filhos de Davi chorando alto. Davi e seus oficiais também começaram a chorar amargamente.
37.Davi chorava pelo seu filho todos os dias. Absalão fugiu para o território de Talmai, filho de Amiúde, rei de Gesur.
38.Absalão ficou morando três anos em Gesur.
39.Com o tempo, Davi se conformou com a morte de Amnom e o seu espírito deixou de procurar Absalão.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.