Bíblia Sagrada
A Bíblia é a Palavra de Deus, sendo uma coleção de livros que contém histórias, doutrinas, códigos e tradições que são a norma de prática e fé para os cristãos.
Origem da palavra Bíblia Sagrada
A palavra Bíblia é um termo derivado da palavra grega βιβλίον (biblíon), que significa pergaminho, papiro ou livro. Ela é considerada Sagrada porque contém as Escrituras Sagradas, ou seja, os livros que formam a Palavra de Deus.
Escritores da Bíblia Sagrada
Os livros da Bíblia Sagrada foram escritos por várias pessoas inspiradas por Deus. Acredita-se que os livros foram escritos por cerca de 40 homens durante um período de aproximadamente 1600 anos.
O primeiro livro da Bíblia é Gênesis e foi escrito por volta de 1445 a.C e o último livro é o Apocalipse, escrito por volta de 96 d.C.
Idiomas em que a Bíblia Sagrada foi escrita
Originalmente, os livros da Bíblia Sagrada foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Atualmente, a Bíblia foi traduzida para mais de 2.500 idiomas e está disponível em diferentes versões.
Estrutura da Bíblia Sagrada
A Bíblia Sagrada é dividida em dois testamentos, o Antigo e o Novo Testamento. Testamento (berith em hebraico) significa aliança, pacto ou contrato.
O Antigo Testamento (Tanach para os judeus) possui a história da criação do mundo e a história do povo hebreu, até aproximadamente 445 a.C..
O Novo Testamento possui a história da salvação e ensinamentos de como devemos viver nossas vidas, como cristãos. É dividido da seguinte forma:
- Evangelhos, que narram a mensagem, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
- Atos dos Apóstolos, que narra o nascimento da Igreja primitiva.
- As cartas pastorais que ensinam sobre temas importantes como salvação, fé, arrependimento, etc.
- Apocalipse, que narra sobre o Juízo Final e a Eternidade.
Que Deus te abençoe.