Nm

NMNúmeros

Sobre

Números tem o seu nome pois relata dois censos de Israel, na época de Moisés. Por causa da rebelião e da desobediência, os Israelitas tiveram que vagar em um deserto durante 40 anos antes de entrar na terra prometida. Neste livro encontramos parte desta peregrinação.

AutorMoisés
Para quem foi escritoPara os israelitas.
Quantidade de capítulos36
Quantidade de versículos1.288
Tempo estimado de leitura4 horas

Esboço / Mensagem

#1A preparação para a viagem (Nm 1-10).
#2A peregrinação no deserto (Nm 10-20).
#3A viagem para Canaã (Nm 21-36).

Personagens principais

NomeTraduçãoSobre
MoisésHebr. TiradoLibertador, estadista, historiador, poeta, moralista e legislador hebreu.
ArãoHebr. Serrano ou BrilhanteO primeiro sumo sacerdote dos hebreus.
JosuéHebr. Jeová é salvaçãoLíder dos hebreus depois de Moisés.
CalebeUm dos doze enviados para espionar Canaã.
MiriãEla que vigiava o berço do menino Moisés nas margens do Rio Nilo.
Sacerdotes

Capítulos

Capítulo(s)Sobre
1 - 10O povo de Israel está no deserto do Sinai. A Lei já foi dada e o Tabernáculo está pronto. Moisés faz a contagem do povo e numera as tribos. O povo é informado sobre o tipo de formação que as tribos deverão ter. Os levitas recebem as instruções em relação a maneira como as peças do Tabernáculo deverão ser transportadas.
10 - 12É reiniciada a viagem pelo deserto. O povo murmura dizendo que fazia tempo que não comiam carne e que no Egito eles tinham abundância de comida. Deus ira-se, castiga o povo, mas envia carne.
13Doze homens são enviados para espionar a Terra Prometida (Canaã). Os espiões dizem que mana leite e mel da terra. Dez destes homens dizem que não devem entrar na Terra, pois o povo é forte e numeroso, mas Josué e Calebe dizem que o povo deve entrar na Terra Prometida sim.
14 - 15O povo não confia em Deus, murmura e pede para voltar ao Egito. Como castigo, Deus não permite a entrada dos murmuradores na Terra Prometida e decreta que, por causa disto, o povo peregrinaria no deserto por quarenta anos.
16 - 20Um grupo desobediente e murmurador se levanta, mas Deus abre uma fenda na terra e engole todos eles vivos. Moisés não segue a risca as ordens divinas e fere a rocha com a sua vara. Por conta deste pecado Deus não deixa Moisés entrar na Terra Prometida.
21O povo murmura novamente contra Deus e Deus envia serpentes. O povo se arrepende de seus pecados, Moisés ora pelo povo e Deus manda fazer uma serpente de metal e aquele que foi ferido pela serpente, ao olhar para a serpente de metal era curado.
22 - 24Enquanto o povo peregrina pelas campinas de Moabe, os moabitas ficam com medo e o rei de Moabe manda buscar Balaão para colocar uma maldição nos israelitas. Um anjo encontra com Balaão e manda ele falar somente o que Deus mandou. Balaão então abençoa os israelitas, ao invés de amaldiçoar.
25O povo peca contra Deus adorando ídolos.
26É feita outra contagem do povo.
27 - 36Josué é escolhido por Deus para liderar o povo no lugar de Moisés. Deus diz como a terra será dividida.