Números 20
A água da rocha
1.No primeiro mês do ano, todo o povo dos israelitas chegou ao deserto de Zim e acampou em Cades. Ali Míriam morreu e foi enterrada.
2.Houve falta de água para o povo, por isso todo o povo se revoltou contra Moisés e Aarão.
3.O povo se irritou contra Moisés e disse: — Teria sido melhor se o SENHOR nos tivesse matado com os outros israelitas.
4.Por que você trouxe o povo do SENHOR para este deserto? Você quer matar a gente? Quer matar o nosso gado?
5.Por que nos tirou do Egito e nos trouxe a este lugar tão terrível? Neste lugar a gente não pode semear e não há figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras, não há nem sequer água para beber!
6.Então Moisés e Aarão se separaram do povo e se encaminharam para a entrada da Tenda do Encontro. Ali se prostraram rosto em terra, e então a glória do SENHOR apareceu diante eles.
7.O SENHOR disse a Moisés:
8.— Tome a vara e vá com Aarão reunir todo o povo. Na frente de todos, fale para a rocha e então jorrará água dela. Assim você fará jorrar água da rocha para que bebam eles e o gado.
9.Então Moisés pegou a vara que estava perante o SENHOR, assim como ele tinha lhe ordenado.
10.Depois Moisés e Aarão reuniram o povo na frente da rocha e Moisés lhes disse: — Escutem vocês, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?
11.Então Moisés levantou sua mão e com a sua vara bateu duas vezes na rocha. Em seguida começou a sair água em abundância e bebeu o povo e os seus animais.
12.Depois o SENHOR disse a Moisés e a Aarão: — Visto que vocês não tiveram suficiente confiança em mim para honrar a minha santidade na frente dos israelitas, agora vocês não levarão os israelitas para a terra que lhes dei.
13.Essas são as chamadas águas de Meribá, onde os israelitas protestaram contra o SENHOR e com as que ele mostrou a sua santidade dentre eles.
Edom não deixa Israel passar pela sua terra
14.Moisés enviou desde Cades uns mensageiros ao rei de Edom para que lhe dissessem:
15.
16.
17.
18.Mas o rei de Edom lhes respondeu: — Não passem pelo meu território ou eu sairei ao seu encontro e atacarei vocês.
19.Então os israelitas disseram: — Iremos pelo caminho principal, e se nós ou nossos animais bebermos da água dos seus poços, pagaremos a você por ela. A única coisa que queremos é que nos deixe passar pelo seu território.
20.Mas o rei de Edom respondeu a eles: — Vocês não passarão! Então o rei de Edom saiu a enfrentá-los com um exército grande e poderoso.
21.Devido a que o povo de Edom se negava a deixar Israel passar pelo seu território, os israelitas se viram obrigados a ir por outro caminho.
A morte de Aarão
22.Então os israelitas partiram de Cades e chegaram ao monte Hor,
23.perto da fronteira com Edom. Ali, no monte Hor, o SENHOR disse a Moisés e a Aarão:
24.— Aarão vai morrer e se reunirá com os seus antepassados. Ele não entrará na terra que eu dei aos israelitas porque vocês desobedeceram às minhas ordens em Meribá.
25.Portanto, Moisés, leve Aarão e o seu filho Eleazar ao topo do monte Hor,
26.e ali você tirará de Aarão suas roupas sacerdotais e as colocará no seu filho Eleazar. Depois Aarão morrerá e se reunirá com os seus antepassados.
27.Moisés fez o que o SENHOR tinha lhe ordenado. Diante de toda a comunidade subiram ao monte Hor.
28.Ali Moisés tirou de Aarão a sua roupa sacerdotal e a colocou em Eleazar, o filho de Aarão. Nesse lugar, no topo do monte, morreu Aarão, e Moisés e Eleazar desceram do monte.
29.Toda a comunidade soube que Aarão tinha morrido e os israelitas ficaram de luto por Aarão durante trinta dias.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Histórico de Leitura
Crie ou Entre com a sua conta
Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.