Números 15

Mais leis sobre os sacrifícios
1.O SENHOR disse a Moisés:
2.— Diga aos israelitas que chegará o tempo no qual eles entrarão e morarão na terra que darei para eles.
3.Eles deverão apresentar uma vaca ou uma ovelha como oferta que deve ser queimada para o SENHOR, ou como sacrifício que deve ser queimado completamente, quer seja como oferta voluntária, quer seja em cumprimento de uma promessa, ou para oferecer um aroma agradável ao SENHOR nas festas que se celebram regularmente.
4.Aquele que apresentar uma oferta ao SENHOR, deverá trazer também uma oferta de cereal que se componha de dois quilos de farinha da melhor qualidade misturada com um litro de azeite de oliveira.
5.Além disso é preciso oferecer como oferta de vinho, um litro de vinho por cordeiro que seja trazido como oferta que deve ser queimada completamente ou que seja trazido como sacrifício.
6.— No caso de ser oferecido um carneiro como sacrifício, é necessário apresentar uma oferta de cereal de quatro quilos de farinha da melhor qualidade misturada com um litro e meio de azeite de oliveira.
7.Além disso deve se oferecer um litro e meio de vinho como oferta de vinho. Assim o sacrifício do carneiro, será uma oferta de aroma agradável ao SENHOR.
8.— Também pode acontecer que apresente um bezerro como um sacrifício a ser queimado completamente, ou como um sacrifício para fazer uma promessa especial, ou como um sacrifício de comunhão ao SENHOR.
9.Então deve ser apresentada uma oferta de cereal que se componha de seis quilos de farinha da melhor qualidade misturada com dois litros de azeite de oliveira.
10.É preciso oferecer também dois litros de vinho como oferta de vinho. Essa será uma oferta que deve ser queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
11.É preciso fazer a mesma coisa para cada bezerro, carneiro, cordeiro ou cabrito.
12.Para cada animal que seja apresentado é necessário fazer a sua oferta correspondente, de acordo com o número de animais que sejam trazidos como oferta.
13.Todo israelita deverá obedecer a essas leis cada vez que ofereça uma oferta que deve ser queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
14.— Os imigrantes que moram entre vocês e queiram apresentar uma oferta que deve ser queimada, de aroma agradável ao SENHOR, deverão fazê-lo da mesma forma que vocês o fazem.
15.Existirá uma só lei para vocês e para os imigrantes que moram no meio de vocês. Essa será uma lei para sempre para todos os seus descendentes. Vocês e os imigrantes são iguais perante o SENHOR.
16.Portanto, vocês e os imigrantes que moram com vocês devem estar sob a mesma lei e os mesmos mandamentos.
17.O SENHOR disse para Moisés:
18.— Diga aos israelitas que, quando entrarem na terra para a qual eu os levo
19.e comerem o que ela produz, terão que separar uma parte para dar como oferta ao SENHOR.
20.Da primeira massa que amassem, deverão apresentar uma torta como oferta vinda do lugar onde se mói o trigo.
21.Todos os seus descendentes deverão dar uma oferta ao SENHOR, da primeira massa que amassarem.
22.— Pode acontecer que vocês, sem querer, deixem de obedecer a algum destes mandamentos que o SENHOR disse para Moisés,
23.de tudo o que o SENHOR lhes ordenou por meio de Moisés desde o dia no qual o SENHOR deu a vocês pela primeira vez os seus mandamentos até agora.
24.Se a comunidade pecar sem querer, então toda a comunidade deverá oferecer um bezerro como sacrifício que deve ser queimado completamente, de aroma agradável ao SENHOR, com a sua correspondente oferta de cereal e a sua oferta de vinho, assim como está ordenado, e um bode como sacrifício pelo pecado.
25.Desta forma o sacerdote fará a purificação de toda a comunidade israelita e eu os perdoarei, porque foi um erro e trouxeram a oferta que deve ser queimada ao SENHOR e o seu sacrifício perante o SENHOR pelo pecado involuntário que cometeram.
26.Toda a comunidade dos israelitas e os imigrantes que morem no meio de vocês serão perdoados, pois todo o povo cometeu o erro involuntário.
27.— Mas se quem pecar sem querer é um indivíduo só, então terá que oferecer uma cabra de um ano de idade como sacrifício pelo pecado.
28.Depois o sacerdote purificará perante o SENHOR àquele que cometeu sem querer o pecado e será perdoado.
29.Isto é válido tanto para o nativo de Israel como para o imigrante que more no meio de vocês nos casos de pecados involuntários.
30.— Mas quem pecar com intenção, seja nativo ou imigrante, estará mostrando uma falta de respeito para com o SENHOR e será separado da comunidade,
31.porque se colocou contra a palavra do SENHOR e violou a sua ordem. Será separado completamente e carregará a sua maldade.
Castigo por trabalhar no dia de descanso
32.Quando os israelitas estavam no deserto, apanharam um homem recolhendo lenha no dia de descanso.
33.Aqueles que o encontraram o levaram diante de Moisés, diante de Aarão e diante de toda a comunidade.
34.No começo só o prenderam, porque ainda não se sabia o que devia ser feito com ele.
35.Então o SENHOR disse para Moisés: — O homem deve ser condenado à morte, que todos os israelitas o matem apedrejando-o fora do acampamento.
36.Então os israelitas o levaram para fora do acampamento e o mataram apedrejando-o, assim como o SENHOR tinha ordenado para Moisés.
Uma maneira de se lembrar das leis
37.Depois o SENHOR disse para Moisés:
38.— Diga aos israelitas que eles e os seus descendentes devem fazer umas franjas na borda dos seus vestidos e costurá-los com um cordão roxo.
39.É para que as franjas ajudem vocês a se lembrarem dos mandamentos do SENHOR para obedecê-los, e para que não atuem de acordo com os seus desejos e paixões nem sejam desleais.
40.Vocês se lembrarão e guardarão todos os meus mandamentos e dessa forma ficarão consagrados ao seu Deus.
41.Eu sou o SENHOR, seu Deus, que tirei vocês do Egito para ser seu Deus. Sim, eu sou o SENHOR, seu Deus.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.