Juízes 6

Os midianitas lutam contra Israel
1.Mais uma vez os israelitas fizeram o que não agradava ao SENHOR. Por isso durante sete anos o SENHOR permitiu que os midianitas oprimissem os israelitas.
2.Os midianitas trataram com crueldade os israelitas, por isso os israelitas tiveram que construir esconderijos nas montanhas. Escondiam suas provisões em cavernas e em passagens difíceis de se encontrar.
3.Eles tinham que fazer assim porque os midianitas, os amalequitas e os outros povos do leste vinham e destruíam o que eles haviam cultivado.
4.Esses povos acampavam na terra dos israelitas e destruíam todas as colheitas da região até perto de Gaza, e não deixavam comida para os israelitas. Não deixavam também nenhuma ovelha, nem boi, nem jumento nem nada.
5.Os midianitas vinham e acampavam com todas suas famílias e animais. Eram tantos que pareciam uma praga de gafanhotos e iam destruindo tudo. Não podia ser contado quantas pessoas nem quantos camelos tinham.
6.O povo de Israel se empobreceu por causa dos midianitas e, desesperados, clamaram chorando ao SENHOR para que os ajudasse.
7.Os midianitas fizeram muita maldade, e os israelitas pediram ajuda ao SENHOR.
8.Então o SENHOR mandou um profeta que disse aos israelitas o que o SENHOR tinha falado: — Vocês eram escravos na terra do Egito, mas eu os libertei e os tirei daquela terra.
9.Eu os salvei novamente do poder dos seus opressores e fiz com que aquele povo saísse da sua terra e a entregasse a vocês.
10.E depois lhes disse: “Eu sou o SENHOR, seu Deus. Vocês viverão na terra dos amorreus; mas não devem adorar aos seus deuses”. Mas vocês não me obedeceram.
O anjo do Senhor visita a Gideão
11.Depois, o anjo do SENHOR foi para o lugar onde estava um homem chamado Gideão. O anjo sentou-se debaixo do carvalho que ficava na região de Ofra. Essa árvore era de Joás, pai de Gideão, da família de Abiezer. Gideão estava malhando o trigo em um tanque onde se pissava a uva para fazer o vinho. Gideão estava ali para poder esconder o trigo rapidamente dos midianitas.
12.O anjo do SENHOR apareceu diante de Gideão e disse: — Que o SENHOR esteja com você, bom guerreiro.
13.Gideão disse: — Perdão, mas se o SENHOR está conosco, então por que temos tantas dificuldades? Sabemos que o Senhor fez milagres em favor dos nossos antepassados. Eles nos contaram que o SENHOR os tirou da terra do Egito, mas o SENHOR nos tem abandonado e tem permitido que os midianitas nos oprimam.
14.O SENHOR olhou para Gideão e disse: — Use sua força e liberte o povo de Israel do poder dos midianitas. Eu o envio para que os salve!
15.E Gideão respondeu: — Perdão, SENHOR, mas como poderei salvar a Israel, se minha família é a mais pobre de todas as famílias de Manassés, e eu sou o mais jovem de todos?
16.O SENHOR disse: — Mas eu vou estar com você. Você poderá derrotar os midianitas como se estivesse lutando contra um homem só.
17.Respondeu Gideão: — Se é verdade que está ao meu favor, então me mostre um sinal para saber que realmente o Senhor é quem tem falado comigo.
18.Peço ao SENHOR que espere aqui até eu regressar. Vou trazer minha oferta e a colocarei diante do Senhor. O SENHOR lhe respondeu: — Esperarei aqui até você regressar.
19.Então Gideão entrou na sua casa e preparou um cordeiro na água fervendo. Também preparou pão sem fermento com vinte quilos de farinha. Depois, colocou a carne em um cesto e colocou o caldo numa vasilha. Gideão levou toda essa comida e a colocou sob o carvalho.
20.O anjo de Deus disse: — Ponha a carne e o pão sem fermento sobre essa rocha e derrame o caldo. Gideão fez como o anjo lhe ordenou.
21.O anjo do SENHOR tinha uma vara e tocou a carne e o pão com sua ponta. Em seguida saiu fogo da rocha, a carne e o pão se queimaram por completo e o anjo do SENHOR desapareceu.
22.Então Gideão entendeu que estava falando com o anjo do SENHOR, e gritou muito forte: — Senhor DEUS! Tenho visto o anjo do SENHOR face a face!
23.E o SENHOR lhe disse: — Fique tranquilo, não tenha medo, você não vai morrer.
24.Então Gideão construiu um altar para o SENHOR nesse exato lugar. Gideão chamou o altar de “O SENHOR é paz”. Esse altar ainda se encontra na cidade de Ofra, que é onde vive a família de Abiezer.
Gideão destrói o altar de Baal
25.Nessa mesma noite o SENHOR veio a Gideão e lhe disse: — Tome um bezerro maior e forte da casa de seu pai, que esse bezerro seja de sete anos de idade. Leve o bezerro até o altar que seu pai fez para Baal e destrua-o. Derrube também o poste que está junto ao altar porque esse poste é da deusa Aserá.
26.Depois faça ali um altar digno para o SENHOR, seu Deus. Mate um bezerro e faça uma fogueira com a madeira do poste que você derrubou. Queime ali o bezerro e ofereça-o como sacrifício para o SENHOR.
27.Gideão chamou dez dos seus homens para que o ajudassem a fazer o que o SENHOR havia lhe ordenado. Mas Gideão tinha medo de que a sua família e o povo da cidade visse, então fez isso durante a noite em vez de durante o dia.
28.Na manhã seguinte, o povo se surpreendeu muito quando viu que o altar de Baal e o poste de Aserá, que estava do lado, tinham sido destruídos. Todos viram, também, o bezerro que tinha sido oferecido sobre o novo altar edificado.
29.Eles perguntaram entre si: — Quem pôde ter feito isso? Depois de muito procurar e perguntar, alguém disse que tinha sido Gideão, o filho de Joás.
30.Então alguns homens do povo se aproximaram de Joás e disseram: — Seu filho destruiu o altar de Baal e o poste de Aserá, que estava ao lado. Traga seu filho porque ele tem que morrer.
31.Então Joás disse a todos os que estavam ali: — Vocês vão defender a Baal e lutar a favor dele? Vão resgatá-lo? Se alguém está a favor de Baal, que morra antes do amanhecer. Se Baal é um Deus de verdade, que ele mesmo se defenda quando alguém destrói seu altar.
32.Joás disse: — Se Gideão destruiu o altar de Baal, então que Baal se defenda. E nesse mesmo dia Joás deu outro nome ao seu filho. Chamou-o de Jerubaal.
Gideão derrota os midianitas
33.Os midianitas, os amalequitas e o povo do leste se reuniram, e atravessaram o rio Jordão e acamparam no vale de Jezreel.
34.Mas o Espírito do SENHOR tomou conta de Gideão e lhe deu muito poder. Gideão tocou uma trombeta para chamar a tribo de Abiezer.
35.Também enviou mensageiros por todas as partes para que chamassem as tribos de Manassés, Aser, Zebulom e Naftali. A todos mandou chamar para que se reunissem com ele e lutassem juntos.
36.Então Gideão disse a Deus: — O SENHOR prometeu que me ajudaria a salvar o povo de Israel. Dê-me uma prova!
37.Vou colocar a pele de uma ovelha no caminho onde se malha o trigo. Se pela manhã a pele da ovelha estiver molhada mas o chão estiver seco, saberei que me usará para salvar o povo de Israel assim como me falou.
38.E isso foi exatamente o que aconteceu. Gideão se levantou cedo no dia seguinte e torceu a pele da ovelha. Com o que torceu da pele, encheu uma taça de água.
39.Então Gideão disse a Deus: — Não se irrite comigo. Deixe-me pedir só mais uma coisa. Dê-me outra prova com a pele da ovelha. Desta vez que a pele da ovelha fique seca e que o chão amanheça molhado de orvalho.
40.Naquela noite Deus fez isso. A pele amanheceu seca, mas o chão amanheceu molhado por causa do orvalho.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.