Josué 7

O pecado de Acã
1.Mas os israelitas não obedeceram à ordem sobre as coisas que eram consagradas a Deus para destruição. Um homem chamado Acã (filho de Carmi, neto de Zabdi, bisneto de Zera), da tribo de Judá, tirou para si mesmo algumas coisas consagradas à destruição. E o SENHOR ficou furioso com os israelitas.
2.Josué enviou alguns homens de Jericó à cidade de Ai, que fica perto de Bete-Áven, ao leste de Betel. Ele lhes disse: — Espiem aquela região. Os homens foram e espiaram Ai.
3.Quando voltaram a Josué, disseram: — Não é preciso enviar todo o exército, pois os homens de Ai são poucos. Envie só 2.000 ou .000 homens, os outros podem descansar.
4.Então cerca de 3.000 homens atacaram a cidade, mas foram derrotados e tiveram que fugir.
5.Os homens de Ai mataram cerca de trinta e seis israelitas. Eles perseguiram os outros desde a porta da cidade até às pedreiras e mataram mais na descida. Assim o povo de Israel ficou com medo e perdeu a coragem.
6.Josué rasgou a sua roupa e se inclinou com o rosto em terra diante da arca do SENHOR. Ele e os líderes de Israel ficaram ali até a noite, pondo pó sobre as suas cabeças porque estavam muito tristes.
7.Josué disse: — SENHOR Deus! Por que nos fez atravessar o Jordão? Foi para nos entregar aos amorreus e nos destruir? Era melhor termos ficado vivendo no outro lado do rio.
8.Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi vencido pelos seus inimigos?
9.Os cananeus e todos os povos que vivem nestas terras vão saber o que aconteceu. Depois vão nos cercar e matar. Que fará para que as pessoas acreditem no seu grande nome?
10.O SENHOR disse a Josué: — Levante-se! Por que está deitado na terra?
11.O povo de Israel pecou. Quebrou a aliança que fiz com eles. Tiraram das coisas consagradas à destruição. Roubaram, mentiram e ficaram com as coisas sagradas.
12.Foi por isso que os israelitas não puderam resistir aos seus inimigos e foram obrigados a fugir deles. Vocês estão também condenados à destruição. Eu não estarei mais com vocês enquanto não destruírem o que foi consagrado à destruição e que está no meio de vocês.
13.Purifique o povo. Diga a eles que se purifiquem para amanhã, porque eu, o SENHOR, o Deus de Israel, digo: “Israel! Vocês têm coisas consagradas à destruição entre os seus bens. Enquanto não tirarem essas coisas, não poderão vencer os seus inimigos”.
14.Amanhã, de manhã, cada tribo deverá se apresentar diante do SENHOR. A tribo que o SENHOR indicar, deverá depois se apresentar por clãs. O clã que o SENHOR indicar deverá depois se apresentar por famílias. A família que o SENHOR indicar deverá depois se apresentar por homens.
15.O homem que for apanhado com as coisas consagradas à destruição será queimado com tudo o que é dele. Ele quebrou a aliança do SENHOR e cometeu um ato louco contra Israel.
16.Josué se levantou cedo na manhã seguinte e fez desfilar o povo de Israel por tribos e foi escolhida a tribo de Judá.
17.Depois fez desfilar os clãs de Judá e foi escolhido o clã de Zera. Depois desfilou o clã de Zera e foi escolhida a família de Zabdi.
18.Josué fez passar à frente a família de Zabdi, um homem de cada vez. E foi escolhido Acã (filho de Carmi, neto de Zabdi), da tribo de Judá.
19.Então Josué disse a Acã: — Meu filho, dê glória ao SENHOR, Deus de Israel, e confesse a ele o que fez. Diga-me, agora, o que você fez e não esconda nada de mim.
20.Então Acã respondeu a Josué: — Na verdade, fui eu que pequei contra o SENHOR, Deus de Israel. Foi isto o que aconteceu:
21.vi entre as coisas que capturamos, um belo manto feito na Babilônia, duzentas moedas de prata e uma barra de ouro que pesava mais de meio quilo. Gostei tanto delas que as tirei. Estão enterradas debaixo da minha tenda, a prata está por baixo de tudo.
22.Então Josué enviou alguns mensageiros que foram até a tenda e encontraram todas as coisas escondidas, com a prata por baixo de tudo.
23.Pegaram as coisas e as levaram a Josué e a todos os israelitas e as colocaram diante do SENHOR.
24.Então Josué e os israelitas levaram Acã, filho de Zera, para o vale de Acor. Também levaram a prata, o manto, a barra de ouro, os filhos e as filhas, os bois, os jumentos e as ovelhas, a tenda e tudo o que lhe pertencia.
25.Josué disse: — Já que nos causou esta desgraça, o SENHOR também lhe causará muita desgraça. Então os israelitas o apedrejaram. Todos eles foram apedrejados e queimados no fogo.
26.E ergueram sobre ele um monte de pedras. Esse monte de pedras ainda permanece até hoje. É por isso que esse lugar se chama o vale de Acor. Assim o SENHOR deixou de estar furioso com Israel.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.