Isaías 66

O julgamento das nações
1.Assim diz o SENHOR: “O céu é o meu trono e a terra é o lugar onde ponho os meus pés. Que tipo de casa vocês pensam construir para mim? Onde pensam construir o lugar para eu descansar?
2.Pois fui eu que fiz tudo o que existe e tudo é meu”, diz o SENHOR. “Esta é a pessoa que eu procuro: a pessoa humilde e arrependida, que ouve a minha palavra com todo o respeito.
3.Mas aquele que sacrifica um boi é como quem mata um homem. Quem sacrifica um cordeiro é como quem quebra o pescoço de um cão. Quem apresenta uma oferta de cereal é como quem oferece o sangue de um porco. Quem queima incenso a Deus é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus próprios caminhos e têm prazer nas suas práticas detestáveis.
4.Por isso eu também vou fazê-los sofrer, fazendo com que aconteça com eles o que mais temem. Pois chamei, mas ninguém respondeu; falei, mas ninguém me ouviu. Eles fizeram coisas que eu disse serem más. Eles escolheram fazer o que eu não gosto”.
A esperança do povo fiel
5.Ouçam o que diz o SENHOR, vocês que respeitam a sua palavra: “Por causa de mim, vocês são odiados e expulsos pelos seus irmãos. Eles dizem: ‘Que o SENHOR seja glorificado para vermos se são vocês que irão se alegrar’. Mas eles serão envergonhados.
6.Ouçam! Um grande estrondo vem da cidade, uma voz vem do templo. É a voz do SENHOR dando aos seus inimigos o castigo que eles merecem.
7.“Antes das dores de parto, ela deu à luz; antes das contrações, ela teve um menino.
8.Quem já ouviu algo assim? Quem já viu uma coisa dessas? Pode uma nação nascer num dia só? Pode um povo nascer de uma vez só? Mas assim que Sião sentiu as dores de parto, nasceram os seus filhos!
9.Sou eu quem abre o ventre e sou eu quem faz nascer”, diz o SENHOR. “Sou eu que faço nascer e sou eu que fecho o ventre”, diz o seu Deus.
10.Todos vocês que amam Jerusalém, alegrem-se com ela e cantem de alegria! Todos os que antes choraram por causa dela alegrem-se agora!
11.Pois ela é como uma mãe que dá de mamar ao seu filho, assim também vocês se alimentarão dela e ficarão satisfeitos com a sua grande abundância.
12.Pois o SENHOR diz: “Farei com que a prosperidade corra como um rio em direção a Jerusalém, e a riqueza das nações transbordará sobre ela como uma enchente. Vocês serão alimentados nos braços dela e confortados nos seus joelhos.
13.Assim como uma mãe consola o seu filho, eu também consolarei vocês. Em Jerusalém vocês serão consolados”.
14.Quando vocês virem tudo isso, ficarão cheios de alegria e a sua força brotará como a relva. O SENHOR mostrará o seu poder aos seus servos e a sua fúria aos seus inimigos.
15.Vejam! O SENHOR vem como um fogo e os seus carros, como uma tempestade. Ele castigará com a sua fúria e repreenderá com as chamas do seu fogo.
16.Pois com fogo e com a espada o SENHOR julgará toda a humanidade; e muitos serão mortos pelo SENHOR.
17.Assim diz o SENHOR: — Essas pessoas se lavam e purificam para adorar nos seus jardins sagrados. Colocam-se atrás de quem está no meio e comem carne de porco, ratos e outras coisas impuras. Todos elas serão destruídas ao mesmo tempo.
18.— Eu sei o que elas fazem e o que pensam. Eu virei para reunir todas as nações e pessoas de todas as línguas. Todos os povos virão e verão a minha glória.
19.— Colocarei neles um sinal e enviarei os salvos às nações. Eu os enviarei às pessoas de Espanha, da Líbia, da Lídia (os seus atiradores de flechas são famosos), de Tubal, da Grécia e às pessoas das terras mais distantes. Eles proclamarão a minha glória aos povos que nunca ouviram falar de mim nem viram a minha glória.
20.De todos esses países, eles trarão os seus irmãos para o meu monte santo, em Jerusalém, como oferta ao SENHOR. Eles os trarão a cavalo, em carros e carroças, em mulas e camelos. Será como quando os israelitas trazem as suas ofertas de cereal ao templo do SENHOR em vasos sagrados.
21.Eu escolherei alguns deles para serem sacerdotes e levitas. Eu, o SENHOR, afirmo isso.
22.Assim diz o SENHOR: “Eu vou fazer novos céus e nova terra. Eles existirão sempre na minha presença. Assim também durarão os seus descendentes e o seu nome estará sempre diante de mim.
23.De mês a mês e todos os sábados, pessoas de todos os povos virão me adorar. Isto é o que eu, o SENHOR, falei.
24.“Lá fora, eles olharão os cadáveres daqueles que se rebelaram contra mim. Os vermes deles não morrerão e o fogo que os devora nunca se apagará. Eles serão um horror para toda a humanidade”.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.