Isaías 28
Contra o Reino do Norte
1.Ai da Samaria, coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim! A sua beleza maravilhosa, situada sobre um vale fértil, é agora como uma flor murcha, na cabeça de pessoas dominadas pelo vinho.
2.Vejam, o SENHOR envia alguém forte e poderoso, como a força da chuva de granizo e o vento destruidor, com uma grande inundação. Com as suas próprias mãos, ele derrubará
3.a coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim e a pisará com os seus pés.
4.A sua beleza maravilhosa, situada sobre um vale fértil, é agora uma flor murcha. Ela será como o primeiro figo que amadurece antes da colheita, quem o vê, logo o apanha e o come.
5.Naquele dia, o SENHOR Todo-Poderoso será como uma bela coroa, um diadema glorioso para os restantes do seu povo.
6.Ele será o espírito de justiça para os juízes, e de força para aqueles que defendem as portas da cidade dos ataques dos inimigos.
Os líderes de Judá também são maus
7.Vejam como estes também caem de tanto vinho e tropeçam por causa das bebidas fortes: sacerdotes e profetas cambaleiam por causa da cerveja, andam confusos por causa do vinho, e caindo por causa das bebidas fortes. Confundem-se quando têm visões, tropeçam quando dão sentenças.
8.Todas as mesas estão cobertas de vômitos e não há um só lugar que esteja limpo.
Os líderes bêbados respondem a Isaías
9.E eles falam: “A quem ele está ensinando? A quem ele está explicando a sua mensagem? A crianças que foram desmamadas há pouco tempo e a bebês que acabam de deixar o peito da mãe?
10.Ele nos diz: ‘Cuidado com a sujeira! Bebê, não toque! Está sujo aqui! Bebê, não toque! Tem um pouco ali, tem um pouco lá’”.
11.Pois bem, vocês vão ter que ouvir essas advertências do próprio Deus! Ele irá usar estrangeiros, cuja língua é estranha, para falar com este povo.
12.Ele já lhes disse antes: “Este é o lugar de descanso. Deixem descansar o cansado”, mas não quiseram escutar a ele.
13.Agora o SENHOR lhes dirá: “Cuidado com a sujeira! Bebê, não toque! Está sujo aqui! Bebê, não toque! Tem um pouco ali, tem um pouco lá”. Quando vocês saírem, cairão de costas, ficarão feridos, serão apanhados na armadilha e capturados.
Contra os governantes
14.Portanto, ouçam a mensagem do SENHOR, vocês, arrogantes, que em Jerusalém governam este povo.
15.Vocês afirmam: “Fizemos uma aliança com a morte, um pacto com o mundo dos mortos. Por isso, quando o castigo terrível chegar, não vai nos destruir. As nossas mentiras serão o nosso refúgio, e a nossa falsidade, o nosso esconderijo”.
16.Por isso, o SENHOR Deus diz: “Vejam, vou colocar uma pedra em Sião, uma pedra escolhida, uma pedra angular preciosa, para um alicerce firme. Quem nela confiar não será abalado.
17.Eu farei com que a justiça sirva de nível e a honestidade seja como fio de prumo. O granizo arrasará o refúgio das mentiras, e as águas inundarão o seu esconderijo.
18.A sua aliança com a morte será anulada e o seu pacto com o mundo dos mortos será desfeito. Quando vier o terrível castigo, vocês serão esmagados por ele.
19.Todas as vezes que o castigo passar, vocês irão sofrer; ele passará todas os dias, de manhã e de noite”. Quando vocês entenderem esta mensagem que Deus está falando, vocês ficarão muito aterrorizados.
20.Porque a cama é curta demais para alguém se deitar, e o cobertor é pequeno demais para alguém se cobrir.
21.O SENHOR se levantará como fez no monte Perasim, e se irritará como no vale de Gibeom. Ele realizará o seu trabalho, a sua obra misteriosa. Ele fará a sua tarefa, a sua tarefa estranha.
22.Portanto, vocês parem de zombar, ou as suas correntes ficarão mais pesadas. Pois o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, me disse que ordenou a destruição de todo o país.
A sabedoria de Deus
23.Ouçam, escutem a minha voz. Prestem atenção e ouçam bem o que eu digo:
24.quando um agricultor quer semear, ele não vai só arar, abrindo sulcos na terra para prepará-la.
25.Não, depois de preparar a terra, ele semeia as sementes do endro e do cominho. Ele planta o trigo em fileiras, a cevada no lugar certo, e o centeio nas bordas.
26.Deus é quem o instrui e lhe ensina a melhor forma de fazer isso.
27.O agricultor não debulha o endro com o trilho de ferro, nem faz passar as rodas da carroça por cima do cominho; mas ele sacode o endro com a vara, e o cominho, com um pedaço de madeira.
28.As pessoas moem o trigo para fazer pão, mas não ficam moendo para sempre. O trabalhador passa por cima do grão as rodas da carroça, mas ele não deixa que os seus cavalos pulverizem o grão.
29.Isso tudo também vem da parte do SENHOR Todo-Poderoso. Ele é maravilhoso em dar conselhos e magnífico em sabedoria.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Histórico de Leitura
Crie ou Entre com a sua conta
Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.