Gênesis 17

A circuncisão, sinal da aliança
1.Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR apareceu-lhe e disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva em comunhão comigo, sendo sempre fiel.
2.Se você fizer isso, eu confirmarei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes.
3.Abrão inclinou-se diante de Deus, e Deus lhe disse:
4.— Esta é a aliança que faço com você: você será o pai de muitas nações.
5.A partir de agora, o seu nome já não será mais Abrão, mas sim Abraão, pois eu lhe farei pai de muitas nações.
6.Eu lhe darei muitos filhos; de você nascerão reis e grandes nações.
7.Estabelecerei a minha aliança com você e com os seus descendentes, por todas as gerações. Será uma aliança que não terá fim. Prometo ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.
8.Darei a você e aos seus descendentes a terra onde está agora vivendo como estrangeiro. Você e os seus descendentes possuirão toda a terra de Canaã para sempre. E eu serei o seu Deus.
9.Depois Deus disse a Abraão: — Mas você deverá cumprir a sua parte da minha aliança, você e os seus descendentes, por todas as gerações.
10.E esta é a aliança que devem cumprir, a aliança que faço com você e com os seus descendentes: todos os seus homens deverão ser circuncidados.
11.A circuncisão será o sinal da aliança que existe entre mim e vocês.
12.— De agora em diante, todo menino que nascer na sua casa deverá ser circuncidado oito dias depois do seu nascimento. E todo escravo comprado de um estrangeiro deverá também ser circuncidado, mesmo que não seja seu descendente.
13.Tanto o escravo nascido na sua casa, como o escravo comprado deverá ser circuncidado. Desta forma, o corpo de vocês será marcado com o sinal da minha aliança eterna.
14.O homem que não for circuncidado deverá ser eliminado do meio do seu povo, já que quebrou a minha aliança.
15.Deus disse também a Abraão: — Quanto à sua esposa, já não a chame de Sarai. O seu nome de agora em diante será Sara.
16.Eu a abençoarei e você terá um filho por meio dela. Ela será mãe de muitas nações e dela nascerão reis para as nações.
17.Então Abraão inclinou-se diante de Deus e riu dizendo para si mesmo: “Pode um homem de cem anos ter um filho? Pode Sara, com noventa anos, dar à luz um menino?”
18.E Abraão disse a Deus: — Que Ismael receba a sua bênção.
19.Mas Deus respondeu: — Não! Será Sara, a sua mulher, que vai lhe dar um filho. E você lhe dará o nome de Isaque. Eu estabelecerei a minha aliança com ele e com a sua descendência depois dele.
20.Também ouvi o seu pedido a favor de Ismael e também o abençoarei. Ele terá muitos filhos e será pai de doze chefes. Eu farei dele uma grande nação.
21.Mas a minha aliança será feita com Isaque, o filho que Sara vai lhe dar daqui a um ano.
22.Quando acabou de falar com Abraão, Deus subiu e se afastou de Abraão.
23.Naquele mesmo dia, Abraão fez o que Deus tinha lhe mandado fazer. Ele circuncidou o seu filho Ismael, todos os escravos que tinham nascido na sua casa ou que tinham sido comprados e todos os outros homens da sua casa.
24.Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado.
25.E o seu filho Ismael tinha treze anos quando foi circuncidado.
26.Abraão e o seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.
27.E todos os escravos foram também circuncidados com ele, tanto os nascidos na sua casa ou como os comprados de estrangeiros.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.