Ezequiel 47

A água que flui do templo
1.Depois me levou de novo até a entrada do templo. Notei que fluía água debaixo da soleira do templo, em direção ao leste. A frente do templo dá em direção ao leste e a água saía debaixo da fachada sul do templo e fluía pelo sul do altar.
2.Me levou pela porta norte e para fora da porta exterior do lado leste. Notei que saía água debaixo da fachada sul.
3.O homem se dirigiu em direção ao leste com uma cinta de medir na mão. Mediu quinhentos metros com a água dando nos meus tornozelos.
4.Mediu outros quinhentos metros pela água, só que agora a água dava nos meus joelhos. Mediu outros quinhentos metros ainda na água, que agora dava na minha cintura.
5.Continuou medindo outros quinhentos metros, mas a corrente formava um rio que eu não podia atravessar. O rio tinha crescido tanto que dava para nadar nele e era tão profundo que não podia ser atravessado.
6.Ele me disse: — Homem mortal, você percebeu a profundidade que alcançou aquele ribeiro, não é verdade? Em seguida me levou até a margem do rio,
7.onde notei que havia muitas árvores nos dois lados do rio.
8.Então me disse: — Estas águas fluem em direção à região leste, descem até o Arabá e chegam até o mar Morto, onde se tornam águas doces.
9.Por onde este rio vá, todos os seres que vivem dele viverão. Terá abundância de peixes nele, porque sua água doce dá vida a tudo.
10.Os pescadores ficarão parados à sua margem desde En-Gedi até En-Eglaim, porque terão lugar para estender e secar suas redes. A variedade e a quantidade de peixes serão como a grande quantidade de peixes do mar Mediterrâneo.
11.Mas seus pântanos e charcos não serão doces, senão que ficarão salgados.
12.Todo tipo de árvore frutífera crescerá nos dois lados do rio. Suas folhas nunca murcharão nem se esgotarão seus frutos. Cada mês terão fruto novo graças à água que flui do santuário. Seu fruto produz alimento e suas folhas servem como remédio.
Os limites do país
13.Assim diz o Senhor DEUS: — Estes são os limites do país para as doze tribos de Israel, com duas partes para as tribos de José.
14.Assim como prometi aos seus antepassados, vocês receberão como herança partes iguais desta terra.
15.— Estas são suas linhas divisórias: pelo norte, desde o mar Mediterrâneo, indo pelo Hetlom até Zedade, os limites do país serão:
16.Hamate, Beerote, Sibraim (que está entre Damasco e Haurã) e Hazer-Haticom, que limita com Haurã.
17.De maneira que o limite ao norte se estenderá desde o mar até Hazer-Enom. Ao norte ficarão os territórios de Hamate e Haurã.
18.— Pelo leste, a fronteira se estende desde um ponto entre Haurã e Damasco até um ponto entre Gileade e Israel, ao longo do rio Jordão, até o mar Morto. Este será o limite ao leste.
19.— Pelo sul, a fronteira irá desde Tamar até o oásis de Meribá-Cades, em direção ao rio do Egito, até o mar Mediterrâneo. Este será o limite ao sul.
20.— Pelo oeste, a fronteira será o mar Mediterrâneo, desde o limite sul até a costa que está a altura de Lebo-Hamate. Este será o limite ao oeste.
21.— Portanto, você dividirá a terra entre as tribos de Israel.
22.A terra deverá ser repartida entre vocês e os imigrantes que habitem entre vocês, que tenham tido filhos e tenham virado cidadãos do povo de Israel. Eles serão incluídos entre as tribos de Israel para receber a terra.
23.Darão a eles uma porção da terra da tribo na qual estejam morando. É a decisão do Senhor DEUS.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.