Êxodo 14
1.O SENHOR disse a Moisés:
2.— Diga aos israelitas que regressem para Pi-Hairote e que acampem junto ao mar Vermelho, entre Migdol e o mar, em frente de Baal-Zefom.
3.Assim o faraó irá pensar: “Os israelitas não sabem para onde ir, estão perdidos no deserto”.
4.Endurecerei o coração do faraó e ele irá perseguir vocês. E eu obterei uma grande vitória sobre o faraó e o seu exército, e serei glorificado. Todo o povo do Egito saberá que eu sou o SENHOR. Então os israelitas fizeram o que Deus lhes disse.
O faraó persegue os israelitas
5.Quando o rei do Egito soube que o povo de Israel tinha escapado, ele e os seus ministros mudaram de ideia e disseram: — Como pudemos deixar que o povo de Israel fosse embora e deixasse de ser nosso escravo?
6.Então o faraó mandou preparar o seu carro de guerra e saiu com o seu exército.
7.Levou com ele seiscentos dos seus melhores carros de guerra e também todos os outros carros de guerra. Havia um comandante em cada carro.
8.O SENHOR endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e fez com que ele perseguisse os israelitas, que tinham saído vitoriosamente.
9.Os egípcios perseguiram os israelitas com todos os seus cavalos e carros de guerra. Alcançaram o povo de Israel quando eles estavam acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
10.Quando os israelitas viram que o faraó se aproximava cada vez mais deles, ficaram com muito medo e começaram a gritar, pedindo ao SENHOR para ajudá-los.
11.E disseram a Moisés: — Foi por não haver sepulcros no Egito que nos trouxe para morrer neste deserto? Por que você fez isto? Por que nos tirou do Egito?
12.Será que não dissemos para você no Egito: “Deixe-nos ser escravos dos egípcios”? É melhor sermos escravos no Egito do que morrer no deserto.
13.Moisés respondeu ao povo: — Não tenham medo. Fiquem quietos e verão como o SENHOR os salvará hoje. Nunca mais voltarão a ver estes egípcios!
14.O SENHOR lutará por vocês; portanto, fiquem calados.
15.O SENHOR perguntou a Moisés: — Por que me pede ajuda? Mande os israelitas seguir em frente.
16.E você, levante a sua vara e estenda a sua mão sobre o mar. Faça com que o mar se abra ao meio para os israelitas passarem sobre terra seca.
17.Eu endurecerei o coração dos egípcios para que eles os persigam. Então serei glorificado: o faraó, os seus carros de guerra e o seu exército serão destruídos.
18.Quando isso acontecer, todos os egípcios ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.
19.O anjo de Deus e a coluna de nuvem, que iam adiante dos israelitas, se colocaram atrás deles.
20.Se colocaram entre os egípcios e os israelitas. A coluna de nuvem fez com que os egípcios ficassem às escuras e com que os israelitas tivessem luz. Durante toda a noite, os egípcios não conseguiram se aproximar dos israelitas.
21.Moisés estendeu a sua mão sobre o mar e o SENHOR fez com que viesse do leste um forte vento. O vento soprou toda a noite sobre as águas do mar e elas dividiram-se em duas, ficando terra seca entre elas.
22.E os israelitas atravessaram o mar caminhando em terra seca, com uma parede de água à direita, e outra à esquerda.
23.Os egípcios continuaram perseguindo aos israelitas. Todos os cavalos do faraó, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros entraram no mar atrás deles.
24.Mas, de manhã cedo, o SENHOR olhou da coluna de nuvem e de fogo para o lado dos egípcios e fez com que eles ficassem cheios de terror.
25.O SENHOR também travou as rodas dos carros de guerra e era difícil conduzi-los. Então, os egípcios disseram: — Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR luta ao lado deles, contra nós.
26.E o SENHOR disse a Moisés: — Estenda o seu braço sobre o mar para que as águas se fechem sobre os egípcios, os seus carros de guerra e a sua cavalaria.
27.Então, ao romper o dia, Moisés levantou a sua mão sobre o mar e as águas voltaram ao seu lugar. Os egípcios fugiam da água, mas o SENHOR os atirou para o meio do mar.
28.As águas do mar cobriram todos os carros de guerra e os cavalos do exército do faraó que tinham entrado no mar para perseguir os israelitas. Nenhum deles ficou vivo.
29.Mas os israelitas atravessaram o mar sobre terra seca, entre duas paredes de água, uma à direita e outra à esquerda.
30.Nesse dia o SENHOR salvou Israel do poder dos egípcios e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.
31.Ao ver o grande poder do SENHOR contra os egípcios, o povo de Israel temeu o SENHOR e confiou nele e no seu servo Moisés.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Histórico de Leitura
Crie ou Entre com a sua conta
Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.