Êxodo 10

A oitava praga: os gafanhotos
1.O SENHOR disse a Moisés: — Vá até o faraó. Eu endureci o seu coração e os dos seus ministros, para poder fazer entre eles os meus sinais poderosos.
2.Também fiz isso para que vocês possam contar aos seus filhos e aos seus netos como humilhei os egípcios e como fiz sinais e maravilhas entre eles. Assim vocês saberão que eu sou o SENHOR.
3.Então, Moisés e Aarão apresentaram-se diante do faraó e disseram: — O SENHOR, Deus dos hebreus, manda dizer: “Até quando você se recusará a fazer o que eu mando? Deixe sair o meu povo para que possa me adorar.
4.Se você não o deixar sair, amanhã mandarei gafanhotos sobre todo o seu país.
5.Os gafanhotos cobrirão toda a superfície do seu país, ninguém poderá ver o chão. Eles comerão o pouco que não foi destruído pela praga do granizo e também comerão todas as árvores que crescem no campo.
6.Invadirão as suas casas, as casas dos seus ministros e todas as casas do Egito. Os seus pais e avós nunca viram tal coisa em toda a sua vida”. A seguir Moisés deu meia volta e deixou o faraó.
7.Os ministros do faraó disseram: — Até quando vai deixar que esse homem nos arruíne? Deixe sair o seu povo para que possa adorar o SENHOR, seu Deus. Ainda você não compreende que o Egito está sendo destruído?
8.Então o faraó mandou chamar Moisés e Aarão e lhes disse: — Podem ir adorar o SENHOR, seu Deus, mas primeiro quero saber quem é que vai sair.
9.Moisés respondeu: — Vamos sair todos, desde o mais novo até o mais velho, tanto os nossos filhos como as nossas filhas. Vamos também levar as nossas ovelhas e os nossos bois. Vamos todos celebrar a festa do SENHOR.
10.Então, o faraó disse: — Se nota que vocês têm más intenções. Nem o SENHOR está com vocês, nem eu vou deixar vocês todos saírem do Egito.
11.Só deixarei sair os homens, para adorarem ao SENHOR, como vocês têm pedido. E o faraó ordenou que expulsassem Moisés e Aarão da sua presença.
12.Então o SENHOR disse a Moisés: — Estenda a sua mão sobre o Egito, para que venham contra eles os gafanhotos e comam todas as plantas que foram deixadas pelo granizo.
13.Então Moisés estendeu a sua vara sobre Egito e o SENHOR fez soprar um vento leste sobre todo o país, durante todo o dia e toda a noite. Na manhã seguinte, o vento leste tinha trazido os gafanhotos.
14.Havia gafanhotos em toda a terra do Egito. Nunca antes houve, nem haverá depois, tantos gafanhotos como houve naquele dia.
15.A terra ficou coberta e escureceu, e os gafanhotos devoraram todas as plantas da terra e todos os frutos das árvores, que tinham sido deixadas pelo granizo. Não ficou nada verde em toda a terra do Egito.
16.O faraó se apressou em mandar chamar Moisés e Aarão, e lhes disse: — Pequei contra o SENHOR, seu Deus, e contra vocês.
17.Por favor, me perdoem desta vez e peçam ao SENHOR que retire essa praga mortal.
18.Moisés deixou o faraó e orou ao SENHOR.
19.Então o SENHOR fez soprar um forte vento oeste, que levou os gafanhotos e os atirou no mar Vermelho. Não ficou um só gafanhoto no Egito.
20.Mas o SENHOR fez com que o faraó voltasse a endurecer o seu coração e não deixasse partir o povo de Israel.
A nona praga: a escuridão
21.O SENHOR disse a Moisés: — Levante a sua mão para o céu, para que haja sobre todo o Egito uma escuridão tão densa, que até possa ser tocada.
22.Moisés levantou a mão para o céu e uma grande escuridão cobriu o Egito durante três dias.
23.As pessoas não podiam ver umas às outras e ninguém saiu do lugar onde estava durante três dias. Mas havia luz em toda a parte onde os israelitas viviam.
24.O faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse: — Podem ir adorar ao SENHOR e podem também levar as suas famílias. Mas não deixarei que vocês levem as suas ovelhas e o seu gado.
25.Mas Moisés disse: — Se não pudermos levar os nossos animais, por acaso você nos dará animais para oferecermos em sacrifício queimado ao SENHOR, nosso Deus?
26.Vamos levar todos os animais, não deixaremos nem um só animal. Porque não sabemos exatamente quais são os animais que precisamos levar para adorar ao SENHOR, nosso Deus, só saberemos isso quando lá chegarmos.
27.Mas o SENHOR endureceu o coração do faraó e ele se recusou a deixá-los sair.
28.E o faraó disse a Moisés: — Saia daqui e tenha cuidado! Não volte a aparecer diante de mim, porque, no dia em que você aparecer diante de mim, morrerá!
29.Então, Moisés disse ao faraó: — Você está certo! Não me apresentarei mais diante de você.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.