2 Reis 10
Jeú escreve aos líderes de Samaria
1.Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu umas cartas e as enviou a Samaria para os chefes e líderes da cidade, e para os tutores dos filhos de Acabe, dizendo:
2.— Reconheço que vocês estão numa posição vantajosa: os filhos do seu senhor estão com vocês, assim como os carros, os cavalos, uma cidade fortificada e armas. Portanto, assim que receberem esta carta,
3.escolham o melhor e mais capaz dos filhos do seu senhor e lutem pela dinastia do seu senhor.
4.Porém, os líderes e os líderes de Jezreel temeram e disseram: — Se dois reis não conseguiram deter Jeú, muito menos nós.
5.Então o administrador do palácio de Acabe, o governador da cidade, os líderes e os que tomavam conta dos filhos do rei mandaram esta mensagem a Jeú: — Somos os seus servos e faremos o que você falar. Não vamos declarar ninguém como rei, portanto, faça o que considerar melhor.
A morte dos filhos de Acabe
6.Então Jeú escreveu outra carta: — Se realmente me apoiam e me obedecem, então cortem a cabeça dos filhos de Acabe e tragam essas cabeças a Jezreel amanhã a esta hora. Acabe tinha setenta filhos, os quais moravam com os líderes da cidade, que os estavam criando.
7.Quando os líderes receberam a carta, tomaram os filhos do rei e mataram a todos. Depois puseram as cabeças em cestos e as mandaram a Jeú, que estava em Jezreel.
8.Um mensageiro chegou onde estava Jeú e disse: — Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. Então Jeú disse: — Façam dois montes com todas essas cabeças, coloquem-nas na porta da cidade e que fiquem ali até amanhã.
9.No dia seguinte Jeú saiu e disse ao povo: — Vocês são inocentes. Vejam, eu fiz planos contra o meu senhor e o matei; mas, quem matou a todos os filhos de Acabe?
10.Saibam bem que tudo o que o SENHOR diz, acontece. O SENHOR disse de antemão por meio de Elias o que aconteceria com a família de Acabe. O SENHOR fez o que disse que aconteceria.
11.Então Jeú matou a todos os parentes de Acabe que moravam em Jezreel, a todas as pessoas importantes, aos seus amigos e aos seus sacerdotes. Não deixou com vida a nenhum dos que apoiaram Acabe.
Jeú mata os parentes de Acazias
12.Jeú saiu de Jezreel e foi para Samaria. No caminho, Jeú parou num lugar chamado “Acampamento dos Pastores”.
13.Jeú encontrou ali alguns parentes de Acazias, rei de Judá, e lhes perguntou: — Quem são vocês? Eles responderam: — Somos parentes de Acazias, rei de Judá. Viemos visitar os filhos do rei e os filhos da mãe do rei.
14.Então Jeú disse: — Que sejam capturados vivos! Os homens de Jeú capturaram ali os parentes de Acazias. Eram quarenta e dois, e Jeú os matou perto de Bete-Equede. Não deixou nenhum vivo.
15.Depois que Jeú saiu dali, encontrou Jonadabe, filho de Recabe. Jonadabe ia ver Jeú, o qual o saudou e lhe disse: — Você é um amigo tão fiel como eu sou? Jonadabe respondeu: — Sim, sou. Jeú disse: — Se você é fiel para comigo, me dê a sua mão. Então Jeú segurou a Jonadabe e o meteu no carro.
16.Jeú disse: — Venha comigo e lhe mostrarei a minha decisão de compromisso com o SENHOR. Jonadabe foi com Jeú em seu carro.
17.Jeú chegou a Samaria e matou a todos os da família de Acabe que ainda ficaram vivos em Samaria. Fez o que o SENHOR tinha dito a Elias.
Jeú elimina os adoradores de Baal
18.Jeú reuniu a todo o povo e disse: — Acabe serviu a Baal pouco, mas Jeú o servirá muito mais.
19.Reúnam todos os sacerdotes e profetas de Baal junto com todos os que o adoram. Que não falte nenhum à reunião. Vou oferecer um grande sacrifício e matarei todo seguidor de Baal que não venha à reunião. Mas era uma armadilha. Jeú queria destruir os adoradores de Baal.
20.Depois disse: — Preparem uma assembleia solene para Baal. Então os sacerdotes proclamaram a reunião.
21.Jeú mandou uma mensagem por toda a terra de Israel e vieram todos os que adoravam Baal. Ninguém ficou em casa. Eles entraram no templo de Baal, o qual se encheu de uma extremidade à outra.
22.Jeú disse aos encarregados do guarda-roupa: — Peguem roupas para todos os adoradores de Baal. Eles levaram roupas para os adoradores de Baal.
23.Então Jeú e Jonadabe, filho de Recabe, foram ao templo de Baal. Jeú disse aos adoradores de Baal: — Observem bem e prestem atenção que não haja entre vocês alguém que adore ao SENHOR, mas só os que adoram Baal.
24.Os que adoravam Baal entraram no templo desse deus para oferecer sacrifícios e ofertas que devem ser queimados completamente. Fora do templo, Jeú pôs oitenta homens e lhes disse: — Que não escape ninguém. Quem deixar escapar alguém, pagará com a sua própria vida.
25.Imediatamente depois de oferecer o sacrifício que deve ser queimado completamente, Jeú ordenou aos guardas e aos capitães: — Vão e matem aos adoradores de Baal! Que ninguém saia com vida do templo! Então os capitães mataram a fio de espada aos adoradores de Baal e lançaram os corpos dali. Depois os guardas e capitães entraram no santuário do templo de Baal,
26.tiraram as pedras sagradas que estavam dentro do templo e as queimaram.
27.Derrubaram os pilares do templo de Baal e o transformaram num monte de pedras, assim como é até o dia de hoje.
28.Desta maneira Jeú acabou com o hábito de adorar Baal em Israel.
29.Mas não se apartou completamente dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, fez cometer a todo Israel, pois Jeú não destruiu os bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã.
O reinado de Jeú em Israel
30.O SENHOR disse a Jeú: — Fez bem. Obedeceu ao que lhe ordenei e destruiu a família de Acabe, assim como eu queria que o fizesse. Por isso os seus descendentes reinarão em Israel por quatro gerações.
31.Mas Jeú não foi cuidadoso em cumprir com a lei do SENHOR de todo o seu coração. Jeú não deixou de cometer o mesmo pecado que Jeroboão fez e levou o povo de Israel a pecar.
32.Naquele tempo, o SENHOR começou a tirar partes do território de Israel para dá-los a outras nações. Hazael, rei da Síria, derrotou aos israelitas em todas as fronteiras de Israel.
33.Conquistou todo o território ao leste do rio Jordão, ou seja, o território de Gileade, até a terra que pertencia às tribos de Gade, Rúben e Manassés. Ocupou também toda a terra de Aroer pelo vale de Arnom até Gileade e Basã.
34.Todas as outras coisas que Jeú fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel.
35.Jeú morreu e foi sepultado com os seus antepassados em Samaria. O filho de Jeú, Jeoacaz, reinou em Israel.
36.Jeú governou em Samaria durante vinte e oito anos.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org
Histórico de Leitura
Crie ou Entre com a sua conta
Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.