1 Samuel 2

O louvor de Ana
1.Ana disse: O meu coração alegra-se no SENHOR; no SENHOR me fortaleço. Agora, posso rir dos meus inimigos, muito feliz com a vitória que ele me deu.
2.Não há Deus santo como o SENHOR, não há outro Deus, só o Senhor! Não há rocha como o nosso Deus!
3.Não sejam tão arrogantes nem falem com tanto orgulho, porque o SENHOR Deus conhece tudo. Ele guia e julga as pessoas.
4.O arco dos soldados fortes é quebrado, mas os fracos ganham forças.
5.Os que antes tinham comida em abundância, agora têm que trabalhar para comer. Mas os que antes tinham fome, agora engordam de tanto comer. A mulher que não podia ter filhos, agora tem sete. Mas a mulher que tinha muitos filhos, agora está triste, porque agora ficou sem nenhum.
6.O SENHOR mata, mas também dá a vida. Ele faz as pessoas descer ao sepulcro, e as levanta de novo.
7.O SENHOR dá a alguns pobreza, e a outros, riqueza; a alguns, ele humilha, e a outros, ele exalta.
8.Ele levanta do pó os pobres; e tira a sua tristeza. Ele se importa com os pobres e faz com que eles se sentem ao lado de príncipes, nos lugares de honra. O SENHOR fez todo o mundo, e todo o mundo lhe pertence!
9.Ele guia os passos dos fiéis, para que não tropecem. Mas os maus serão destruídos, eles cairão na escuridão, porque ninguém triunfa pela sua própria força.
10.O SENHOR destrói os seus inimigos, quando do céu envia trovões contra eles! O SENHOR julgará toda a terra. Ele dá força ao seu rei, poder ao seu escolhido!
11.Elcana regressou para sua casa em Ramá, mas o menino ficou em Siló para ajudar o sacerdote Eli no serviço do SENHOR.
Os filhos de Eli
12.Os filhos de Eli eram maus e não se importavam com o SENHOR
13.nem tratavam o povo da maneira que os sacerdotes deviam tratar. O que os sacerdotes deviam fazer era o seguinte: sempre que alguém oferecia um sacrifício, os sacerdotes deviam cozinhar a carne numa panela. Depois um ajudante do sacerdote devia pegar num garfo de três dentes
14.e, com ele, tirar alguma carne da panela ou do caldeirão. Era essa a carne que pertencia ao sacerdote e era isso o que os sacerdotes deviam fazer sempre que os israelitas vinham a Siló para oferecer os seus sacrifícios.
15.Mas, mesmo antes da gordura ser oferecida no altar, o ajudante falava com a pessoa que estava prestes a fazer o sacrifício e lhe dizia: — Dê uma parte da carne para o sacerdote assar, pois ele não quer carne cozida.
16.Se o homem respondesse: — Primeiro ofereça a gordura, e depois pode levar o que quiser. Então o ajudante do sacerdote respondia: — Não, dê-me a carne agora. Se não me der, eu a tirarei à força!
17.Assim, Hofni e Fineias mostravam que não respeitavam as ofertas que o povo apresentava ao SENHOR. O SENHOR considerava isso um pecado muito grave!
18.Mas Samuel servia o SENHOR como ajudante, vestido com um éfode de linho.
19.Todos os anos, a sua mãe lhe fazia uma pequena túnica e a levava quando ia a Siló com seu marido para oferecer o sacrifício anual.
20.Eli abençoava Elcana e a sua esposa, dizendo: — Que o SENHOR lhe dê mais filhos com Ana, em pagamento pelo menino que ela ofereceu e dedicou ao SENHOR. Elcana e Ana voltaram para casa.
21.O SENHOR foi bondoso com Ana e lhe concedeu três filhos e duas filhas, enquanto Samuel crescia servindo ao SENHOR.
22.Eli era muito idoso. Muitas vezes ouvia falar das coisas más que os seus filhos faziam aos israelitas em Siló e também que eles dormiam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro.
23.Então ele disse aos seus filhos: — O povo me conta todo o mal que vocês fazem. Por que fazem isso?
24.Parem com isso. Todo o povo do SENHOR fala mal de vocês.
25.Se alguém pecar contra um ser humano, Deus pode ajudá-lo, mas se alguém pecar contra o SENHOR, quem é que vai ajudá-lo? Mas os filhos de Eli não queriam ouvir o pai, e o SENHOR decidiu matá-los.
26.No entanto, o jovem Samuel continuava crescendo e agradando o SENHOR e o povo.
27.O SENHOR falou a seguinte mensagem para Eli através de um homem de Deus: — Os seus pais eram escravos do faraó, mas eu me revelei a eles.
28.Dentre todas as tribos de Israel, eu escolhi a sua tribo para que vocês fossem sacerdotes, oferecessem sacrifícios no altar, queimassem incenso e vestissem o éfode. Também deixei que a sua família recebesse a carne dos sacrifícios que o povo de Israel me oferece.
29.Então por que despreza os meus sacrifícios e as minhas ofertas? Por que honra os seus filhos mais do que a mim? Vocês engordam com o melhor da carne que o povo de Israel me oferece.
30.— Eu, o SENHOR, Deus de Israel, prometi que a sua família e os seus descendentes seriam os meus sacerdotes para sempre, mas agora eu digo que isso nunca acontecerá! Pois honrarei aqueles que me honram e humilharei aqueles que me desprezam.
31.Chegarão os dias em que destruirei toda a sua família, ninguém da sua família chegará a ser velho.
32.Farei bem a Israel, mas, na sua casa, só haverá calamidades, ninguém viverá muitos anos.
33.Não acabarei de uma só vez com os seus descendentes, um deles continuará servindo no meu altar e chegará à velhice. Mas os outros serão mortos pela espada.
34.Isto será o sinal de que vou fazer isso: os seus dois filhos, Hofni e Fineias, morrerão no mesmo dia.
35.Eu mesmo colocarei um sacerdote fiel, que me ouvirá e fará tudo o que eu quero. Farei que sempre tenha descendentes e ele sempre servirá diante do meu rei escolhido.
36.Então toda pessoa que restar da sua família virá se inclinar diante dele para pedir dinheiro ou pão. Eles dirão: “Por favor, dê-me trabalho como sacerdote, não tenho nada para comer”.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.