1 Crônicas 12

Os guerreiros aliados de Davi
1.Davi se escondeu de Saul, filho de Quis, em Ziclague. Ali foram se reunir com ele vários guerreiros que o tinham ajudado nas batalhas.
2.Eram homens muito hábeis no uso do arco e da flecha e podiam lançá-las com ambas as mãos. Esta é a lista com seus nomes: Da tribo de Benjamim e parentes de Saul:
3.O chefe Aieser e Joás, ambos eram filhos de Semaá, de Gibeá; Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; Beraca e Jeú de Anatote;
4.Ismaias, nascido em Gibeom, que era um dos trinta guerreiros e chefe deles; Jeremias, Jaaziel, Joanã e Jozabade, nascido em Gederate.
5.Também estavam Eluzai, Jeremote, Bealias, Semarias, Sefatias o harufita,
6.os coreítas Elcana, Issias, Azareel, Joezer e Jasobeão;
7.Joelá e Zebadias, filhos de Jeroão, de Gedor.
8.Também alguns da tribo de Gade se uniram a Davi quando estava na fortaleza do deserto. Eles eram guerreiros corajosos, sempre prontos para a batalha. Eram hábeis com o escudo e a lança; ferozes como leões e ágeis como gazelas nas montanhas. Esta é a lista com seus nomes:
9.Ézer, o chefe; Obadias, o segundo no comando; Eliabe, o terceiro;
10.Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;
11.Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;
12.Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;
13.Jeremias, o décimo, e Macbanai, o décimo primeiro.
14.Estes de Gade eram chefes militares. O de patente menor estava encarregado de 100 homens e o de patente maior comandava mais de 1.000 homens.
15.Eles foram os homens que atravessaram o rio Jordão no primeiro mês, quando o rio estava muito alto. Colocaram para correr todos os que moravam nos vales em direção ao oriente e ao ocidente.
16.Alguns homens da tribo de Benjamim e Judá também se uniram a Davi na fortaleza.
17.Davi foi se encontrar com eles e lhes disse: — Se vocês estão vindo para me ajudar, me alegro muito que se unam comigo. Mas se estão vindo para me trair, eu espero que o Deus dos seus antepassados os condene, já que não tenho matado ninguém.
18.Então o Espírito veio sobre Amasai, o chefe dos trinta, e ele disse assim: “Estamos do seu lado, Davi! Estamos com você, filho de Jessé! Paz, sim, paz para você e para os que o ajudam, porque Deus o tem ajudado!” Então Davi os recebeu e os levou junto com os chefes do seu exército.
19.Alguns homens da tribo de Manassés também se juntaram a Davi. Isso aconteceu quando ele chegou com os filisteus para lutar contra Saul. Mas os filisteus fizeram uma reunião de líderes antes do combate. Nessa reunião pensaram que Davi poderia unir-se com Saul e isso lhes custaria a vida. Então decidiram tirar Davi e por isso ele não ajudou os filisteus.
20.Os homens da tribo de Manassés que se uniram a Davi quando ele foi a Ziclague foram os seguintes: Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai. Eles eram chefes dos clãs de Manassés.
21.Todos eles eram guerreiros e oficiais do exército, portanto conseguiram ajudar Davi no combate contra o grupo de invasores.
22.Cada dia mais homens se uniam a Davi. Dessa forma conseguiram formar um exército tão grande como se fosse um exército de Deus.
Mais guerreiros se unem a Davi em Hebrom
23.Muitos homens equipados para a batalha chegaram até Hebrom para se unirem a Davi. Ali lhe deram o poder do reino de Saul, assim como havia falado o SENHOR. Aqui está o total de homens:
24.Da tribo de Judá chegaram 6.800 homens com seus escudos e lanças, equipados para a batalha.
25.Da tribo de Simeão se uniram 7.100 guerreiros valentes.
26.Da tribo de Levi apresentaram-se 4.600 homens.
27.Joiada, chefe da família de Arão, chegou com 3.700 homens.
28.Zadoque, jovem guerreiro, chegou com 22 comandantes de sua família.
29.Da tribo de Benjamim, a mesma de Saul, apresentaram-se 3.000 homens. Quase todos eles tinham permanecido fiéis à família de Saul.
30.Da tribo de Efraim chegaram 20.800 guerreiros famosos em seus clãs.
31.A metade da tribo de Manassés escolheu diretamente 18.000 homens para irem proclamar Davi como rei.
32.A tribo de Issacar entendeu muito bem o que acontecia nesse tempo e sabia o que Israel deveria fazer. Por isso enviaram 200 chefes e todos os seus parentes sob as suas ordens.
33.Da tribo de Zebulom chegaram 50.000 homens com o firme propósito de ajudar. Todos estavam preparados para o combate e levavam todo tipo de armas.
34.A tribo de Naftali enviou 1.000 comandantes e 37.000 soldados com escudos e lanças.
35.Da tribo de Dã chegaram 28.600 homens prontos para a batalha.
36.Da tribo de Aser apresentaram-se 40.000 homens dispostos para a guerra e preparados para a batalha.
37.Das tribos do outro lado do Jordão, ou seja a tribo de Rúben, a de Gade e a metade da tribo de Manassés, chegaram 120.000 homens com todo tipo de armas.
38.Todos estes guerreiros se reuniram em Hebrom e formaram um só exército. Todos eles e todo o povo de Israel estavam decididos a estabelecer Davi como rei de todo Israel.
39.Todos eles estiveram com Davi, bebendo e celebrando durante três dias. Todos seus parentes lhes davam comida e bebida.
40.Também os vizinhos perto e até os de Issacar, Zebulom e Naftali lhes enviaram provisões em camelos, jumentos, mulas e bois. Lá receberam grandes quantidades de farinha, tortas de figos, pasas, vinho, azeite de oliva, bois e ovelhas, porque todo Israel estava em festa.
Versão Fácil de Ler, VFL
Copyright © 1999 Bible League International
Todos os direitos reservados.
bibleleague.org

Histórico de Leitura

Crie ou Entre com a sua conta

Crie ou Entre com a sua conta gratuita para ter o seu Histórico de Leitura.