Romanos 3

Paulo responde a objeções
1.Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2.Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
3.E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
4.De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
5.Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? ( Falo como homem. )
6.Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
7.E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
8.E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
Todos os homens na condição de pecadores
9.Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
10.como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
11.não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12.todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
13.A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
14.a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
15.são os seus pés velozes para derramar sangue,
16.nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17.desconheceram o caminho da paz.
18.Não há temor de Deus diante de seus olhos.
O judeu não constitui exceção
19.Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
20.visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
A justificação pela fé em Jesus Cristo
21.Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22.justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
23.pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24.sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25.a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26.tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27.Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
28.Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
29.É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
30.visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
31.Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
Almeida Revista e Atualizada, ARA © Copyright 1993
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